O coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica da Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser), Carlos Carvalho, reuniu-se na manhã desta terça-feira (18), em Brasília, com o deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar para tratar do cenário nacional dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – (Ater). Nesta quarta (19), a Faser participa da Audiência Pública requerida por Schuch para discutir os desafios da agricultura familiar e aposentadoria de trabalhador rural.
“Ater pública estatal e oficial está sendo desmontada no País e estamos lutando para fortalecer uma estrutura que historicamente funciona e produz avanços significativos para agricultura familiar, camponesa, para segurança alimentar e nutricional da sociedade urbana”, explicou o coordenador-geral da Faser, em diálogo também com o deputado federal Assis do Couto (PDT/PR). “Já apresentamos as bandeiras de lutas da Faser e a importância do fortalecimento do Movimento Rural”, ressaltou Carvalho.
Ele entregou a Schuch um documento com propostas que defendem a estruturação e fortalecimento da Ater pública estatal e oficial. “Nossas propostas já estão no Congresso Nacional. Estamos desenvolvendo também ações pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 49/11, de autoria do deputado Zé Silva (PDT-MG), que institui pisos salariais nacionais (de nível médio e de nível superior) para os funcionários das entidades públicas de assistência técnica e extensão rural”, disse o coordenador-geral da Faser, visto que a PEC está parada na CCJ. (Cecília Gonçalves)