Nos dias 3 e 4 de novembro, Belo Horizonte (MG) reunirá representantes de 27 empresas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para discutir e avaliar o cenário do setor no país. O coordenador geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público e Agrícola (Faser), Carlos Carvalho informou que dentre os principais temas a serem debatidos está a participação do governo federal no financiamento das entidades públicas de Ater. O evento é organizado pela Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e acontece no Royal Golden Hotel.
Carvalho acrescentou que no encontro será discutido também o Processo de Formação Sindical dos Extensionistas, bem como um meio de apresentar para a sociedade os resultados obtidos pelas entidades públicas de Ater. Além dos presidentes das entidades públicas de Ater, a assembleia da Asbraer reúne representantes dos governos federal e estadual ligados ao setor. Um deles é o secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno que irá abordar o tema Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, análise da proposta do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri).
Na quinta e sexta-feira participa o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz, que falará sobre a criação do Sistema Integrado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Siapa), sobre o qual a Faser vai apresentar sugestões.
A Asbraer é uma organização de representação política das entidades públicas estaduais de assistência técnica e extensão rural, fundada em 1990.