O coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola (Faser), Carlos Carvalho, está fazendo gestão junto aos parlamentares federais e entidades nacionais, em Brasília, para fortalecer a assistência técnica e extensão rural (Ater) do País. Durante esta semana, Carvalho está mantendo diálogo, dentre outros, sobre o Plano Safra diante do cenário de crise nacional e aplicação das políticas públicas para a agricultura familiar.
Outro Tema que será discutido está relacionado ao Censo Agropecuário/2017 que deverá ser iniciado em Outubro. “A Faser entende que as alterações que estão sendo proposta no novo formulário suprimindo algumas informações sobre a agricultura familiar são extremamente prejudicial pois são informações estratégicas para a agricultura familiar. Isso nos preocupa muito e vamos dialogar destacando a importância da agricultura familiar que diariamente está presente na alimentação do brasileiro e não pode perder informações que são orientadoras na formulação de Políticas Públicas”, defende o coordenador- geral da Faser.
Nesta terça-feira (4/4) a Faser reuniu-se com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que é uma das patrocinadoras do Seminário Nacional dos Trabalhadores da Ater Pública Oficial, que a Faser realizará em Brasília, em 25 de abril, discutindo “Implantação da ANATER”, “ Diálogo com os Trabalhadores da ATER Pública Oficial”, entre outros temas. A Faser também dialogou com o deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) em busca de apoio para Ater e agricultura familiar, e para o XIII CONFASER. .
Amanhã (05/4) o diálogo será com o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão rural (Asbraer) Argileu Martins da Silva. E na sexta-feira, a Faser será recebida pelo secretário especial da agricultura familiar e desenvolvimento agrário (Sead-DF), José Ricardo Ramos Roseno e com o deputado federal Zé Silva (SD/MG). “Vamos discutir emendas importantes para Ater, e também apoio para o XIII Confaser (Congresso de Trabalhadores de Ater)”, concluiu Carvalho. (Cecília Gonçalves)