Com a publicação da portaria da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), dia (04/5), que institui o Pacto Nacional pelo Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a Faser entende que está fortalecendo o pacto nacional de Ater.
“Com a assinatura desse pacto, a Anater se consolida, e, nós somos os grandes protagonistas desse processo”, explicou Carlos Carvalho, coordenador-geral da Faser, ressaltando a atuação da entidade com sugestões, propostas, emendas, construção da lei de criação da Anater, entre outras contribuições da Faser.
A publicação permitirá que investimentos do Governo Federal voltados a essas áreas sejam repassados diretamente às empresas públicas que prestam esses serviços por meio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).
Os trabalhos de Ater são desenvolvidos há mais de 80 anos nos 26 estados mais o Distrito Federal. Hoje, conta com aproximadamente 16 mil técnicos que atendem cerca de dois milhões de agricultores em todo o país. O projeto-piloto do Pacto Pela Nova Ater será aplicado em 10 estados, sendo eles Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo mais o Distrito Federal. Acesse o link para ler a Portaria sobre o pacto pela nova Ater. http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=3&data=04/05/2017 Foto: Sead (Cecília Gonçalves Nunes)