O presidente do Sindicato dos Empregados da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia - Seater (RO) Carlos Xavier fala sobre as consequências da extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, para a agricultura familiar.
Ele destaca que há uma grande preocupação com o desmonte das políticas públicas para a pesquisa, extensão rural, entre outros, tendo em vista que os governos estaduais não têm recursos financeiros para fomentar sozinhos o setor rural, entre outras preocupações.
O presidente do Seater-RO informou que a agricultura familiar representa 95% das propriedades rurais de Rondônia. “Sem o MDA, o governo estadual enfrentará muitas dificuldades de prestar essa assistência aos agricultores, levar tecnologia às propriedades, crédito, e outras políticas públicas que o Estado tem de oferecer”, explicou Xavier.
Ele falou durante a reunião da diretoria executiva da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola (Faser), que está acontecendo em Porto Velho – Rondônia. (Cecília Gonçalves/Faser)