Na terceira mediação com o Sintape, diretorias do IPA e Perpart atribuem à SAD, o atraso nas negociações.
“Ainda não temos nenhum posicionamento, além do que foi proposto pelo Governo do Estado (reposição da inflação nas cláusulas sociais com repercussão financeira) para o IPA e Perpart”, foi justamente o que afirmaram as diretorias das duas instituições na terceira mediação com o Sintape, no Superintendência do Trabalho e Emprego (STE), na última terça-feira, 27. A audiência aconteceu 76 dias após a primeira, realizada no dia 13 de dezembro do ano passado (2017), e a ausência de resposta do Governo continua como desculpa para qualquer avanço nas negociações.
“A proposta do Governo não atende ao pleito das duas categorias. E não é possível que em dois meses e meio as diretorias do IPA e da Perpart não tenham dialogado com a SAD sobre as outras reivindicações dos trabalhadores. O empenho do sindicato não tem sido pouco. Já sentamos diversas vezes para tratar do assunto e ouvimos dos representantes das duas instituições, demonstração de ‘interesse’ em avançar nas negociações. Mas nada aconteceu. Por isso, acionamos o STE. Mesmo assim, o discurso de jogar a responsabilidade única sobre a Secretaria permanece. O Sintape e a base querem saber o que está acontecendo de fato. Não há diálogo entre as partes? Falta de consenso? Desinteresse? Enrolação? Temos o direito a uma resposta!”, questiona o presidente da entidade sindical, Adailton Melo.
Assim como os trabalhadores, o sindicato está indignado com a postura dos diretores do IPA e Perpart e com a aparente ‘jogada’ do Governo do Estado. “Como todos sabem, por conta das Eleições deste ano, qualquer negociação de reajuste salarial só pode ser feita até 7 de abril. O que infelizmente nos leva a pensar que há o famoso ‘empurrão com a barriga’ para estender o diálogo e e inviabilizar a negociação, deixando os empregados e servidores com os salários congelados por mais um ano. Não podemos e jamais vamos aceitar isto!”, dispara.
NOVA MEDIAÇÃO
Como na terceira audiência, a exemplo das duas anteriores, não houve avanço, uma nova mediação, a quarta já, foi marcada pelo STE, para o dia 27 de março, às 9h, com o sindicato e representantes do Ipa e Perpart. A segunda aconteceu em 11 de janeiro deste ano e a primeira no dia 13 de dezembro de 2017.
Nas últimas duas, os discursos foram inalterados. A Perpart e o IPA alegaram que haviam encaminhado as propostas da base para a Secretaria de Administração, mas não tinham recebido qualquer retorno. Portanto, não poderiam fechar nada com o sindicato sem o aval da pasta governamental. É um silêncio difícil de entender e mais ainda impossível de aceitar!”, desaba Adailton.
O Sintape continua pressionando as diretorias dos dois órgãos e aguarda um retorno antes mesmo da quarta audiência. “Se é com a SAD que a temos que resolver, que as diretorias agilizem esse encontro para nós!”, declara.
Sindicato forte depende da união da base!
Redação Sintape