Reforma da previdência, MPs podem trazer sérios prejuízos
Com objetivo de fortalecer a assistência técnica, extensão rural e pesquisa, a coordenadora-geral da Faser, Lúcia Morais Kinceler com o coordenador-executivo Adailton Melo reuniram-se terça (27), em Brasília, com Juarez Távora de Freitas Júnior
, diretor de ATER da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA.
E também com o deputado federal Carlos Veras (PT/PE) discutindo sobre a reforma da previdência, as medidas provisórias que tratam dos sindicatos e federações, como a 871(análise de benefícios) e 873 (contribuição sindical), que vão impactar consideravelmente as entidades e o meio rural.
“O objetivo é o fortalecimento da ATER. A busca de referência de ATER nacional e regionais”, explicou Lúcia Kinceler, acrescentando que a Faser está identificando muitas diferenças de um estado para outro e sendo solicitada pelas filiadas o alinhamento de ações. Com isso, planeja realizar eventos para troca de experiências, aprendizagens e apresentação de boas práticas.
O diretor de ATER falou dos programas, projetos, algumas linhas de ação que vão adotar. A Dater/Mapa definirá algumas diretrizes para a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) direcionando para indicadores de resultado.
Cruzarão informações para identificar onde potencializar as ações de Ater, fazer crescer programas e projetos em micro regiões. Estão analisando projetos de Estado e não pedidos pontuais. Querem também melhorar a comunicação com o agricultor levando o foco para a gestão da propriedade e sucessão familiar, e evitar o endividamento do agricultor fora da agricultura.
Assessoria: Cecília Gonçalves