O desmonte da assistência técnica e extensão rural e o futuro da agricultura familiar paulista foi tema de live em 02/10 com mediação da professora doutora Sônia Bergamasco da UNICAMP/APAER. Eles são contra o Projeto de Lei 529, do governo de São Paulo que prevê uma reforma que preocupa extensionistas. Uma das propostas é digitalizar todos os serviços hoje prestados pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
A preocupação é por que as mudanças favorecem mais o agronegócio em detrimento dos pequenos agricultores, grupos mais vulneráveis como quilombolas, dentre outros. Veja o vídeo com opinião do deputado federal Zé Silva (SD/MG); Lúcia Morais Kinceler (Coordenadora-geral da Faser); Nivaldo Magalhães (Presidente da Asbraer/Empaer); Marcia Lia (Dep.Est. PT/SP); Antonio Marchiori (Pres. da APAER(Associação paulista de Extensão Rural) e Robson Oliveira (Pres.da Afitesp/Assoc.dos Funcionários da Fundação ITESP/Instituto de Terras do Estado de São Paulo).
Veja também - Matéria do G1 e Globo Rural
Reforma da assistência rural em SP preocupa técnicos e agricultores do estado
Governo propõe digitalização dos serviços e substituição das 645 Casas da Agricultura por 16 escritórios de Defesa Agropecuária e outros 16 de Desenvolvimento Rural. Produtores têm receio de que mudanças acabem com as visitas presenciais de agrônomos e veterinários.