A Faser por meio da coordenadora-geral Lucia Morais Kinceler lamenta o falecimento nesta sexta ,23, de um dos maiores ícones da extensão rural Francisco Roberto Carporal, engenheiro agrônomo, extensionista rural, professor universitário, doutor em agroecologia, entre outras. “Ele desenvolveu uma nova visão para a agricultura ambiental e agroecológica, responsável pela PNATER, entre a vasta contribuição para a Ater”, ressaltou a coordenadora-geral da Fazer.
Os colegas da ASAE – Associação dos Servidores da ASCAR/Emater-RS destacaram que “sempre que o tema é Extensão Rural e Agroecologia, o nome de Francisco Roberto Caporal é uma referência obrigatória”. Nascido em Cruz Alta, formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), onde também fez Mestrado em Extensão Rural (1991), com doutorado pela Universidade de Córdoba – Espanha (1998), no curso de Doutorado em Agroecología, Campesinado e História, Caporal, como era mais conhecido, deixa uma contribuição inestimável para a história da Extensão Rural gaúcha e brasileira.
Extensionista Rural da Emater-RS/Ascar de 1975 a 2010, iniciou sua atividade profissional no município de Pejuçara. Diretor Técnico eleito da Emater-RS, no período de 1999 a 2002, período em que colocou a Agroecologia como centralidade da atuação da ATER. Sempre atento às transformações no meio rural e na ATER, ajudou no movimento que ficou conhecido como Repensar na década de 80. Foi também sócio fundador da ABA – Associação Brasileira de Agroecologia, tendo sido seu presidente por duas gestões (2008 e 2011).
Além dos cargos e funções que ocupou na EMATER-RS, foi Diretor Substituto do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) e Coordenador Geral de Ater e Educação, no mesmo Departamento da Secretaria da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de 2004 a 2010, exercendo um papel decisivo na criação da Política Nacional de ATER (PNATER). Foi também professor convidado de várias universidades, na América Latina e na Espanha.
Extensionista e intelectual atuante, sem perder a realidade como referência, foi autor e coautor de dezenas de livros e centenas de trabalhos, que ajudaram a formar mais de uma geração de extensionistas e de militantes no campo da Agroecologia.
Atualmente, exercia as funções de Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Departamento de Educação, onde dava aulas na disciplina de Extensão Rural e coordenava o programa RádioWeb Agroecologia.
Fonte: ASAE