1 - O título do Seminário citado no artigo não traz nem retrata a verdadeira opção política e de transformação, protagonizada pela ASSIN e assumida politicamente pelo diretor Presidente do Incaper, e que foi omitida neste artigo;

2 - O Seminário realizado de 23 a 25 de abril de 2019 tinha como título: “O Incaper que Queremos: com os (as) Servidores / as e com a Agricultura Familiar” buscou a discussão a partir de uma visão e um político político e social muito além aplicável e até mesmo pelo artigo;

3 - O chamamento do Seminário em sua proposta teve o compromisso das institucionalidades envolvidas na defesa e na premissa de que a ATER e a Pesquisa Pública Oficial e Estadual são e devem ser assumidas pelo Governo do Estado enquanto política pública;

4 - A definição do Seminário em sua proposição social e política, como colocado no artigo, não traduz que o resultado político desta ação, entre as institucionalidades partícipes, se fortaleça cada dia mais como uma ação transformadora e de renovação capaz de fornecer ao governo do Estado e a Agricultura Familiar e Camponesa uma análise crítica e propositiva para o fortalecimento desta política pública no Estado.

Na visão da Diretoria da ASSIN, a omissão desses quatro pontos, que foram o alicerce do Seminário, não puderam nunca terem sido esquecidos e negligenciados pelo artigo publicado.

Esta diretoria da ASSIN destaca que todos e todas que participaram do seminário, buscaram construir um conjunto de ideias e propostas, a partir da reflexão dos problemas e dificuldades percebidos na linha histórica da ATER e da Pesquisa Pública Oficial no Estado e em sua relação e compromisso com a Agricultura Familiar e Camponesa, capaz de propor as formas de enfrentamento aos novos desafios e oportunidades aos servidores (as) do Incaper e para agricultura familiar e camponesa no Estado, no sentido de promover uma convivência institucional proativa, dinâmica e respeitosa a todos os protagonistas de momento: servidores / as - agricultores / as - Governo do Estado (INCAPER e SEAG).

Neste viés, buscou-se uma participação conjunta e paritária de associados / as e de servidores / as, indicados / respectivamente pela ASSIN e pela diretoria do Incaper, que respeitaram e desenvolveram sua ação de contribuição e compromisso a partir de quatro eixos definidos, de forma democrática e consensual entre as duas instituições, tendo como temas:

Eixo I - Editais e Convênios: revisar e oportunidade e como mitigar sua correção para potencializar as ações de ATER e Pesquisa junto aos agricultores familiares.

Eixo II - Integração Pesquisa x ATER: onde estamos o que temos e como evoluir

Eixo III - Estruturas Operacionais e Organizacionais de ATER e Pesquisa: sua realidade e como atingir a necessidade e o ideal.

Eixo IV - A sustentabilidade da ATER e da Pesquisa no Estado: pessoal, gestão, interferências políticas e as relações com a sociedade.

Os resultados desta rica construção, que sequer foi citado no artigo apresentado, foi distribuído pela ASSIN à Diretoria do INCAPER, ao Secretário de Estado da Agricultura e ao Governo do Estado após o Seminário, reiterando que o documento produzido apresenta um novo momento para ATER e Pesquisa Pública Oficial Estadual, enquanto política pública capaz de promover e se comprometer com um forte processo de respeito institucional e profissional desses serviços no Estado, desde que o governo estadual assuma os desafios propostos de mudanças apontados e adiantados.

Outro ponto apontado pelo artigo, de que a “pandemia interrompeu o processo”, não é verdadeiro, pois a diretoria da ASSIN imediatamente apresentou o resultado do trabalho e buscou intensamente uma reunião com o Governo do Estado e com a SEAG que, por descaso político , não foi assumida pelo governador Renato Casagrande à época, uma vez que a busca por realizar esta pausa foi negada a associação por três vezes: em 08 de agosto de 2019; em 13 de agosto de 2019 e em 02 de setembro de 2019.

Portanto, o não estabelecimento de uma discussão para traçar o compromisso do governo com o resultado do seminário de forma alguma foi “interrompido pela pandemia”, como quer justificar a ausência do Estado o artigo do diretor administrativo e financeiro do Incaper. E sim por não encontrar, durante todo o segundo semestre de 2019, um espaço na agenda do governador do Estado e de seu governo.

A conclusão que chegamos é de que estamos longe de termos no Estado uma gestão do poder executivo comprometida com uma política pública de Estado para ATER e Pesquisa Pública Oficial Estadual, para os / as servidores / as do Incaper e para o fortalecimento e o desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar e Camponesa.

 

http://www.assin.org.br/assuntos-gerais/posicionamento-da-diretoria-da-assin-diante-do-futuro-da-ater-e-da-pesquisa-publica-oficial-estadual/