“Os impactos do uso de agrotóxicos no Estado do Espírito Santo” é tema de Sessão Especial na Assembleia Legislativa requerida pelo deputado Padre Honório (PT), presidente da Frente Parlamentar para Incentivo e Defesa da Agroecologia e Agricultura Orgânica. A sessão está acontecendo desde as 14h desta quarta-feira (5), no Plenário Dirceu Cardoso.
“Esta sessão vem num momento importante, pois estamos discutindo e tendo acesso a dados científicos sobre o tema, bem como depoimentos de produtores rurais de Santa Maria de Jetiba”, disse Adolfo Brás Sunderhus, Coordenador Executivo da Faser.
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Osvaldo Cruz, o Espírito Santo apresenta o maior número de intoxicações por agrotóxicos agrícolas do Brasil: mais de 800 por ano. Mas, o impacto dos agrotóxicos pode ser ainda maior do que o mostrado pelos números, pois os dados registrados são apenas de casos agudos. Os especialistas acreditam que haja muitos casos crônicos que não são notificados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada registro de intoxicação por agrotóxico, outros 50 casos deixam de ser notificados.(Cecília Gonçalves//web Ales//Larissa Lacerda)